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O que é um Redator Web e qual a importância de ter este profissional?

Redator Web, esta palavra vem sendo bastante utilizada hoje em dia, principalmente no meio digital, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito desse profissional. E é por isso que hoje eu trago a resposta para você de: “O que é um Redator Web e qual a importância de ter este profissional?”.

 Este profissional vem sendo cada vez mais requisitado por centenas de empreendedores que querem escalar seus conteúdos nas pesquisas do Google e ter mais, muito mais, acessos ao aparecerem nas primeiras posições.

 É inquestionável a importância de um bom profissional para que o conteúdo criado seja, não somente de excelente qualidade, mas também que gere autoridade para a marca para o qual foi criado.

O que é um Redator Web?

 Um Redator Web, ou apenas Redator para os mais íntimos, é o profissional que irá redigir textos para a Web em diversos formatos, sejam eles em Blog Posts, E-Books ou até mesmo para as Redes Sociais.

 Esse profissional precisa ter diversas habilidades técnicas para escrever um texto com perfeição e torna-lo não só atrativo para o leitor, para que ele continue lendo o conteúdo até o final e sinta-se mais conectado com a marca, mas também atrativo para o google, para que aquele conteúdo seja visto como relevante e seja bem ranqueado nas pesquisas ao utilizar diversas técnicas de SEO, como Palavras-Chaves, por exemplo.

 Um Redator Web precisa, necessariamente ter estas habilidades e noções:

  • Português Impecável
  • Adequar a Escrita à Persona
  • SEO para Escrita
  • Legibilidade de Conteúdo
  • Técnicas para Atrair o Leitor
  • Entender sobre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

 Caso o Redator Web não tenha alguma dessas habilidades, tem algo errado.

 O profissional Redator Web é aquele responsável por fazer os visitantes chegarem até o site e permanecerem nele.

 Mas ele também é aquele que pode fazer o seu público e audiência caírem com a queda de qualidade no conteúdo e, caso não seja aplicado técnicas de SEO, o seu público irá cair, ou estagnar, por que o seu conteúdo não vai ser encontrado.

 Por isso a importância de ter um bom profissional consigo, ele é o responsável por fazer a sua audiência lhe encontrar, permanecer navegando no site, lhe reconhecendo como autoridade, e, quem sabe, virar um cliente seu.

 Agora você deve estar se perguntando: “Tá, mas por que essas habilidades são assim tão importantes? O que importa é o conteúdo, não?”

 Você está certo e errado ao mesmo tempo, pois o conteúdo realmente é importante e passá-lo ao leitor é o que queremos.

 Mas o errado é que, se isto não for feito da maneira certa, tudo será em vão, você terá um conteúdo super importante (feito por um PhD em Física Quântica, por exemplo), mas que no final das contas não vai lhe servir de nada, não será bem ranqueado e os poucos que acharem não irão ler nem o primeiro parágrafo direito.

 Eu tenho certeza que você não quer isto, por isto venha comigo ver a fundo sobre as habilidades de um Redator Web e a importância de cada uma.

 1 – Português Impecável

 Começando pelo começo, este é, sem dúvidas, o mais importante de todos os que irei citar aqui.

 Afinal, ninguém quer um texto cheio de erros ortográficos para o seu site, isso pode manchar a reputação de uma marca que busca autoridade no mercado.

 Um texto cheio de erros de Português passa a visão de algo “amador” aos leitores, isto pode causar o efeito negativo do que queremos e afastar os possíveis clientes.

 E não é somente isto, um bom redator precisa de muitas outras técnicas de escrita além de somente um bom Português.

 Saber desenvolver um bom texto, com coesão, coerência e respeitando as regras gramaticais é o mínimo que se espera de um bom profissional.

 Lembre-se sempre, escrever qualquer um consegue, mas fazê-lo de maneira certa e profissional para que o conteúdo seja achado e bem aceito pelo público é o que separa os Homens dos Meninos.

 2 – Adequar a Escrita à Persona

 Vindo logo após falarmos sobre o quão importante é saber escrever corretamente, temos a Adequação de Escrita à Persona.

 A persona é, basicamente, a visão de público ideal para aquela empresa ou marca. A persona irá definir qual o cliente ideal, qual a idade, com o que trabalha, se tem filhos, se é casado ou solteiro. Tudo isto precisa ser definido pela persona.

 A persona irá ajudar o redator a definir qual é o tom ideal que deve ser utilizado na produção dos conteúdos. Se os leitores são especialistas no assunto (fundo de funil), podem ser usados termos técnicos e o conteúdo deve ser bem mais aprofundado.

 Mas se o blog for voltado para um público iniciante (topo de funil), cada termo deve ser explicado e o texto deve trazer informações úteis e essenciais para aquele público, tudo com uma linguagem acessível e de fácil interpretação.

 Para conquistar a sua audiência de maneira certa, também é importante saber se o texto deve ter um tom mais sério ou se a comunicação pode ser feita de forma mais leve e descontraída.

 É necessário sempre se lembrar que o objetivo é criar conteúdos relevantes e conquistar a confiança e o engajamento dos leitores que forem consumir o mesmo. E para isto é necessário utilizar a linguagem certa com o público certo para atingir o resultado desejado.

 3 – SEO para Escrita

 Muitos não se atentam a isto e acham que é apenas sair escrevendo como se fosse para qualquer outro veículo de comunicação.

 Mas a dura realidade é que o Google possui um algoritmo bastante complexo e é preciso conhecer esse sistema para conseguir bons resultados orgânicos na internet.

A redação para web é muito diferente da escrita para jornais impressos. É preciso produzir conteúdos verdadeiramente informáticos, sem enrolação e com tudo o que os buscadores exigem.

 Se a missão é escrever uma redação para SEO é preciso pensar na qualidade do conteúdo, para o leitor e para os buscadores.

 E é exatamente por isso que é preciso investir nas palavras de transição, evitar termos técnicos (a não ser que seja necessário) e fazer um texto completo, que atenda o que é buscado e acabe com as dúvidas do visitante.

 Existem diversos “segredos” que serão responsáveis por fazer seu conteúdo aparecer na primeira página dos mecanismos de buscas.

 Por isso esta é uma habilidade super importante e necessária que o Redator tenha, pois assim ele fará seu conteúdo subir naturalmente na primeira página do Google.

 4 – Legibilidade de Conteúdo

 A legibilidade do conteúdo é algo muito importante para deixar o conteúdo mais agradável ao leitor, além de ajudar também no SEO do post.

 As redações para SEO devem ter muitos pontos finais, deixando os parágrafos menores. Aliás, é interessante que cada parágrafo tenha no máximo três sentenças. Dessa forma, os assuntos ficarão bem colocados e de fácil entendimento.

 Se um parágrafo ficar muito grande com a utilização de muitas vírgulas, o SEO pode estar sendo comprometido. Para muitos pode parecer piada, mas acontece que os buscadores vêem isto como algo prejudicial à leitura e penalizam estes conteúdos.

 Legibilidade no seu conteúdo é algo fundamental se você deseja conquistar leitores e ter um blog ou site de sucesso.

 O redator precisa dominar muito bem a forma de trabalhar a legibilidade do conteúdo para tornar o texto mais agradável ao leitor e mais atrativo ao Google.

 5 – Técnicas para Atrair o Leitor

 O leitor tem dezenas de outros afazeres para concluir após ler seu conteúdo, por isso é muito comum que ele se disperse rapidamente da leitura caso não se sinta bem ao ler aquele conteúdo. Por isso, atraia o leitor!

 Você não pode esperar que textos grandes e sem atrativos para chamar atenção dele irão o deixar navegando no seu blog ou site.

 Exatamente por isto que devemos utilizar coisas que chamem a sua atenção, como imagens, palavras grifadas, divisão em blocos de interesse, listas e muitas outras estratégias que podem ser utilizadas para prender seu leitor.

 Apenas um excelente conteúdo não é suficiente, a forma que ele é apresentado implica muito!

 Todas essas técnicas também entram em legibilidade, mas senti a necessidade de dar um destaque a mais por ser algo muito importante para o Redator se atentar na hora de criar um conteúdo de qualidade.

 Ressalto aqui que, estas partes sobre imagens e palavras grifadas não são especificamente trabalho do redator fazer. Isto é trabalho do Editor e/ou Revisor do blog. Sendo assim, caso seja requisitada a mesma, o Redator pode, e deve, cobrar a mais por isto.

 6 – Entender sobre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

 Chegamos ao ponto auge das habilidades do Redator, um bom redator precisa entender totalmente e completamente sobre Marketing Digital, principalmente de Marketing de Conteúdo.

 O Marketing Digital tem muitas peculiaridades e é por isto que surge a necessidade de um Redator Web, pois tudo corre em volta de textos e conteúdos para atrair o cliente.

 Para que você entenda melhor, Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para divulgarem e comercializarem seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamento.

 Com isto nós temos uma “vertente” do Marketing Digital, que é o Marketing de conteúdo.

  Basicamente, Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdos relevantes (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.

 Utilizando do Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.

 Tudo é focado para que a sua Marca vire uma autoridade na área, quem é autoridade tem confiança dos leitores, então quando precisarem de algo, irão lembrar de ti. 

 No Marketing de Conteúdo é necessário produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia ele para você de forma natural e espontânea. De forma que ele chegue a te escolher de forma inconsciente, simplesmente por te reconhecer como autoridade naquela área. É o combustível do Inbound Marketing.

 Este é o poder do Marketing de Conteúdo, entregar informação de qualidade para conquistar autoridade e aumentar seu relacionamento com o público.

 A ideia geral é informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência em toda área que sua marca atua, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Mesa de redator freelancer

Qual é a hora ideal de contratar um Redator?

 Talvez você esteja se perguntando, e essa é uma dúvida muito comum, “será que é a hora de contratar um redator?” e a resposta na maioria das vezes é sim.

 Você deve contratar um Redator Web a partir do momento em que você não esta conseguindo mais dar conta de manter frequência de atualização no seu Blog.

 Um dos maiores erros, se não o maior, das empresas é criar e desenvolver um blog ou uma página nas redes sociais e deixá-la parada no tempo. Não ter frequência de alimentá-los com conteúdos novos para a sua audiência.

 Quando o cliente entra no seu blog ou redes sociais para definir se deve ou não apostar nas suas soluções e os encontra abandonados é uma impressão muito ruim que causa ao cliente. Como se a empresa não ligasse nem para ela mesma, como iria ligar para o outro?

 Se você olhar as suas redes sociais e/ou seu blog e ver que o mesmo está a mais de um mês parado, sem manter uma frequência constante de postagens. Talvez esse seja o momento de você contratar um profissional freelancer para trabalhar contigo.

Contratar Redator Freelancer

Será que devo contratar um Redator Web?

 Contratar um Redator Freelancer só trará benefícios para a sua empresa. Você não terá mais que se preocupar com prazos para criação e lançamento de conteúdos, além de não ter nenhum vinculo empregatício (o redator emite nota fiscal).

 Os benefícios em contratar um profissional deste para trabalhar consigo são diversos, sendo alguns deles:

  • Manter o blog da sua empresa atualizado;
  • Otimizar o site da sua empresa para os mecanismos de busca;
  • Criar fluxo de nutrição de leads;
  • Criar conteúdos personalizados para a sua empresa se destacar da concorrência;
  • Criar materiais ótimos para a persona da sua marca;
  • Gerar conteúdo de valor ao seu cliente;
  • Conduzir o seu cliente pela jornada de compra;
  • Garantir qualidade e muita pesquisa em todos os conteúdos;
  • Entregar leads qualificados ao seu time comercial;
  • Otimizar os recursos financeiros da sua empresa.

 E muitos outros benefícios que esse profissional trará para a sua empresa.

 Conseguiu entender o quão importante é este Profissional para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Entendeu a importância de se ter um Redator Web Freelancer produzindo conteúdos para deixar seus blog sempre atualizado? Sim? Então contrate um agora mesmo! 

 Mande mensagem e vamos conversar, eu posso te ajudar! 

 Abraço e até o próximo Post!

3 Comments

3 Comments

  1. Marco

    13/09/2021 at 11:22

    Seu Site têm Tudo para Crescer, Acredito que Precisa
    Apenas Alcançar Novas Pessoas que Ainda Não Conhecem
    o Seu Trabalho! Já pararam pra pensar nisso? As vezes
    investi fora das redes sociais, ou buscadores, vale muito a
    pena, quando tiver um tempo sobrando pesquise sobre a
    plataforma do TrafegoParaSite com br

  2. Roberto

    10/09/2021 at 14:49

    Seu Site têm Tudo para Alavancar, Acredito que Precisa
    Apenas Alcançar Mais Pessoas que Ainda Não Conhecem o
    Seu Trabalho! Estou Certo que Posso Te Ajudar Nessa
    Tarefa Difícil, Caso Tenha Interesse, Acesse Meu Link
    (TrafegoParaSite com br) e Veja Como Podemos Resolver
    Isso Fácil!

  3. Lucas Marciel

    15/04/2021 at 23:06

    Caramba! Adorei o conteúdo, muito bom mesmo meus parabéns!
    Muito informativo e explicativo, parabéns pelo trabalho e desejo sucesso!

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