Connect with us

Hi, what are you looking for?

Psicologia

Quais As Consequências Da Procrastinação

Homem com bloqueio criativo

A procrastinação vem se tornando cada vez mais recorrente nos dias de hoje, infelizmente esse comportamento pode causar muitos danos em nossa vida.

Pensando em alertar a você, e a todos, que está na hora de mudar os nossos hábitos diários, trouxemos hoje quais as consequências da procrastinação para as nossas vidas.

O Que É A Procrastinação?

O primeiro passo de tudo é entender o que de fato é a Procrastinação, para que possamos enfrentá-la e mudar isto em nossas vidas.

A Procrastinação, resumidamente, é o ato de deixar para depois algo que poderia (e na maioria das vezes deveria) ser feito agora. É o famoso “deixa para depois” ou “mais tarde eu faço”.

Infelizmente quanto mais a pessoa adia suas atividades, mais se vê presa dentro de um ciclo nocivo. Isto pode causar efeitos devastadores na vida do procrastinador.

Quais As Reais Consequências Da Procrastinação?

Com o mundo moderno, tudo ocorre muito rápido e toma muito do nosso tempo. Nosso tempo está cada vez mais corrido e precisamos dividi-lo em mil atividades diárias, então ter uma distração e deixar para depois alguma tarefa pode ser um alívio momentâneo para a mente, mas que pode trazer grandes malefícios, como:

  • Sentimento de Culpa

Diga-me, quantas vezes você já sentiu-se culpado por estar olhando as redes sociais ao invés de estar terminando algum projeto profissional, escolar ou até pessoal?

Isto começa a acontecer com mais frequência à medida que a procrastinação se torna mais presente em nossa vida e pode evoluir até para um sentimento de frustração.

  • Desânimo Constante

O procrastinador começa a ficar desanimado à medida que vai percebendo que seu dia vai embora e que ele não realizou quase nada.

Esse sentimento se dá ao fato de que, por ele deixar tudo para depois, acabar com a sensação de que fez muito, mas não conquistou nada.

Este desânimo pode agravar e pode evoluir até para casos mais graves de ansiedade.

  • Sofrimento

O procrastinador se pega pensando naquilo que poderia ter feito e não fez, acaba por se pegar sofrendo por perder grandes oportunidades só por “deixar para depois” e se vê em um grande sofrimento.

Isto pode evoluir para um quadro mais grave como, por exemplo, a depressão.

Isto se torna ainda mais sério quando o procrastinador percebe as pessoas a sua volta evoluindo e crescendo, mas ele está ficando para trás e não conquistando nada.

  • Estresse e Irritabilidade

É quase impossível não se estressar com uma lista enorme de tarefas a serem feitas, isto pois o procrastinador deixa tudo para depois e acaba acumulando uma grande quantidade de tarefas atrasadas.

Pessoas que estão em um ciclo vicioso de procrastinação acabam por não conseguir ter um relacionamento amoroso ou social saudável, isto se dá porque ela está sempre ocupada demais e tentando correr atrás do tempo perdido.

Esta busca incessante por mais tempo acaba deixando a pessoa mais estressada e irritada com tudo.

Este fato acaba por tornar as relações pessoais ou profissionais muito mais difíceis na vida do procrastinador.

  • Indisposição

O procrastinador tem uma indisposição crônica, a famosa falta de energia, por isso não consegue sair tão facilmente desse ciclo que vai se repetindo dia após dia.

Isto acontece por causa de tudo o que citamos mais acima, tudo o leva a não ter perspectiva para o futuro e isto tira as suas energias e sua motivação para ser melhor.

Conclusão

Você já se pegou nesse ciclo de procrastinação? Deixe um comentário contando a sua experiência e como saiu dela!

Abraço e até o próximo post!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Reflexões

 Para nós que trabalhamos com a área criativa é sempre um terror quando nos sentamos para criar algum projeto novo e simplesmente não sai...