LUTO – CONHEÇA SEUS CINCO ESTÁGIOS E COMO LIDAR COM OS MESMOS

LUTO – CONHEÇA SEUS CINCO ESTÁGIOS E COMO LIDAR COM OS MESMOS

Lidar com perdas não é nada fácil, facilmente o luto tem o poder de atingir em cheio até mesmo aqueles que se dizem mais “frios”; o luto pode causar desde lagrimas, angustia, saudades até a depressão, os efeitos são muitos; entretanto o que poucos sabem é que todas essas reações são normais e necessárias para se conseguir aliviar a dor e a tristeza desse momento. 

Confira neste artigo os processos de luto e como os mesmos irão agir sobre você e sua mente. 

O que é luto?

Cientificamente explicando o luto se inicia a partir do momento em que uma pessoa perde um ente querido, um vínculo afetivo ou qualquer pessoa com a qual você possa ter tido o mínimo contato. 

A partir do momento da perda essa pessoa entra então no que é chamado de estado de recolhimento e consequentemente um momento emocional de difícil entendimento tanto para a própria pessoa quanto para próximos a ela, durante este tempo é natural que a pessoa enlutada aparente estar triste, apresente crises de choro, deixe de sair de casa e perca a vontade de praticar ações das quais antes lhe agradavam. Outras emoções como: medo, raiva, angustia e irritabilidade podem aparecer de forma irracional. 

Independentemente das diferentes reações emocionais que o luto pode causar em cada um, é correto afirmar que elas são necessárias para que a mesma consiga voltar então a uma rotina normal, sela ela de trabalho, estudos ou até mesmo o processo de sair de casa e encontrar com amigos. Cada pessoa passa por esse processo de forma diferente, alguns podem superar uma morte em questão de meses, já outros poderão levar anos para o mesmo. 

Fases do luto

Elisabeth Kübler-Ross foi uma psiquiatra suíça-americana responsável por escrever o livro “sobre a morte e o morrer” e no mesmo contar sobre os cinco estágios do luto. A organização desses estágios se deu através de entrevistas que a psiquiatra fez com pacientes e familiares que estavam no processo de luto e tentando aceitar a perda.

É importante ressaltar que o processo de passar pelo luto é algo completamente individual, desta forma uma pessoa pode desde passar pelas cinco fases que aqui serão citadas ou até mesmo nenhuma. 

Tristeza

5 Fases do Luto

Negação

Naturalmente o primeiro sentimento a se mostrar após ter o conhecimento da morte de algum conhecido é a negação, não aceitação do acontecimento, a negação em seu momento inicial funciona como uma proteção de uma verdade inconveniente. O estágio de negação pode durar desde minutos até dias. 

Raiva

É importante que você respeite o tempo e o processo de aceitação da morte de uma pessoa enlutada, neste momento é totalmente comum que elas demonstrem atitudes agressivas caso se sintam pressionadas a retomar a vida normal. Sentimentos tais como angustia, medo, frustração e culpa também são naturais. 

Negociação

No 3° estágio se iniciam as negociações, a pessoa enlutada inicia um processo de “negociação” consigo mesma ou com alguma entidade superior da qual a mesma acredita, negociações com o objetivo de tentar aliviar a própria dor e o peso que está carregando pelo luto. Surgem por exemplos pensamentos como “Ela(e) adoraria que eu terminasse de arrumar o quintal, então irei fazer isso”

Depressão

A depressão é definitivamente a fase mais intensa e também mais perigosa, sendo de extrema importância um apoio de amigos, familiares e até mesmo um acompanhamento psicológico mais especializado em alguns casos; a pessoa se apega tanto a dor, tristeza e sofrimento que usa involuntariamente a perda para continuar em estado depressivo.

Tendo constantes crises de choro, pensamentos recorrentes sobre a própria vida, crises de saudades, se afasta de amigos/familiares e possui dificuldades em retomar a vida.

Aceitação

Aqui o enlutado(a) aceita a sua perda e passa a viver pacificamente com sua perda, significa compreender a realidade da vida sem aquela pessoa por perto e passar a se lembrar da mesma com carinho e gratidão por terem feito parte da vida um do outro. 

Como superar o luto

Não existe uma formula exata e muito menos um segredo para se superar e passar pelo luto, neste assunto diversas opiniões surgem; entretanto caso se sinta perdido siga algumas das sugestões abaixo que podem lhe ajudar a passar por este momento. 

  • Terapia – Contar com ajuda de um psicólogo/terapeuta pode ser essencial para esse momento, não descarte esta opção.
  • Respeite seu tempo – Tire um tempo para você mesmo, cuide do seu corpo, da sua mente, repense hábitos e atitudes.
  • Aromaterapia – A aromaterapia é uma ótima opção caso deseje ter um tempo de melhor qualidade consigo mesmo; aposte nos óleos doterra e confira as mais diversas essenciais que podem lhe agradar. 
  • Não se isole de amigos e familiares. 
  • Não ignore o luto –  respeite o seu momento de perda.

Deyvison Leandro

Meu nome é Deyvison Leandro e eu sou um Católico estudante de Psicologia que atualmente trabalha como Roteirista e Redator.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.