Connect with us

Hi, what are you looking for?

Psicologia

Conhecendo As 4 Emoções Básicas: Medo, Tristeza, Raiva E Alegria.

As quatro emoções básicas do ser humano, você sabe quais são e por que elas são tão essenciais para o nosso desenvolvimento psicológico e emocional? Venha comigo que irei lhe falar tudo sobre elas.

Medo, Tristeza, Raiva e Alegria. Estas são as 4 emoções básicas que todo ser humano carrega consigo desde seu nascimento que vai se desenvolver com ele até o dia de sua morte.

Elas não estão lá por “acaso” ou por um capricho do destino, não, elas têm um papel fundamental no nosso desenvolvimento enquanto pessoas, enquanto humanos em eterno crescimento e processo evolutivo.

Todos nós sentimos medo, todos sentimos alegria, todos temos momentos tristes e é impossível escapar dos momentos de raiva.

Mas você conhece bem cada uma? Vem comigo que vamos falar de cada um separadamente.

1 – Raiva

A raiva é aquele sentimento impulsivo que vem e domina tudo, usada em situações para tirar um peso ou alguém de cima.

Por isso mesmo, não se deve considerar sempre como um sentimento negativo.

Às vezes a raiva pode nos ajudar a resolver certos problemas e questões da nossa vida, mas é necessário aceitá-la e gerenciá-la corretamente em nosso dia a dia.

2 – Alegria

A alegria também é conhecida como “emoção de expansão” pelos estudiosos.

Ela pode se manifestar de diversas formas, sendo as mais comuns a Ternura, o Erotismo e a Sensibilidade.

Se gerirmos bem, ela será maravilhosa e benéfica em nossa vida, mas se deixarmos ela solta poderá se desenvolver para a tristeza, a euforia ou a frustração.

3 – Medo

O medo é uma emoção conhecida como “emoção de reação” pelos estudiosos.

Geralmente ela serve para nos avisar de algum perigo, avisar de algo que pode nos fazer algum mal ou do que vamos fazer.

O medo nos ajuda a viver melhor e dar-nos senso do que é bom ou não, mas é necessário bem o gerir, pois isto pode evoluir para síndromes e medos compulsivos que atrapalham o nosso dia a dia.

4 – Tristeza

A tristeza entra no grupo das reações de contração e é conhecida como a mais reflexiva de todas.

Ela sempre puxa algo que ocorreu no passo e tem como função nos ajudar a estarmos conscientes das pessoas que perdemos ou sentimos falta.

A tristeza também serve para soltarmos e deixarmos ir o que não nos pertence mais ou o que nos faz mal.

Para finalizar, uma função da tristeza é a de permitir aos demais que nos acompanhem, evitando que nos tornemos muito vulneráveis ou dependentes.

Conclusão

Depois disso tudo, o que você achou de saber um pouco mais sobre as 4 emoções básicas? É importante sabermos sobre para nos auto controlar e avaliar-nos em determinadas situações.

Gostou do artigo? Deixe-nos um comentário!

Abraço e até o próximo post!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Psicologia

A inteligência emocional (IE) nos auxilia não só nesses processos intelectuais, mas em todos os âmbitos da vida. Sejam eles profissionais ou pessoais. E...