Connect with us

Hi, what are you looking for?

Psicologia

Como Desenvolver Sua Inteligência Emocional

A inteligência emocional (IE) nos auxilia não só nesses processos intelectuais, mas em todos os âmbitos da vida. Sejam eles profissionais ou pessoais. E é exatamente por isto que é tão importante desenvolver a inteligência emocional e utilizar isto ao nosso favor no nosso dia a dia.

 Saber a forma certa de agir em momentos de dificuldade pode não só nos ajudar em relacionamentos interpessoais, mas também nos ajudar a entender e melhorar como lidamos com nossos sentimentos, pensamentos e até gerir melhor as nossas atitudes frente a isto.

 Essa habilidade é algo único e pessoal que pode ser desenvolvida constantemente ao longo de toda a nossa vida.

 Mas desenvolver a inteligência emocional não é como ligar um botão e tudo funcionar magicamente, é necessário tomar conhecimentos mais profundos sobre si e sobre todos a sua volta.

Veja algumas dicas de como começar a desenvolver isto ainda hoje!

Analise O Seu Próprio Comportamento

Observar a si mesmo é encarar e analisar seu próprio comportamento diante aos problemas que vão aparecendo no seu dia a dia, independente se são boas ou ruins.

Será necessário que você perceba as suas próprias reações, do seu corpo, da sua mente e até pensamentos, em relação a tais fatos.

Esta análise deve ocorrer após e durante a chegada dos sentimentos (sendo eles positivos ou negativos). Pode-se tentar descobrir aquilo que foi o gatilho para desencadear tais reações físicas e mentais.

Conter Suas Emoções

É normal que no calor do momento queiramos falar ou tomar atitudes que normalmente não tomaríamos.

Por isso é necessário conter suas emoções e trabalhar isto para que desenvolva a sua inteligência emocional.

Existem alguns exercícios que podem lhe ajudar a manter o controle mediante casos que vão lhe gerar impulsividade, como: Respirar pausadamente, caminhar, meditar, rezar (caso seja religioso), fazer atividades físicas e etc.

Acreditar Em Si Mesmo (AutoConfiança)

Se você não acreditar em si mesmo, quem vai acreditar? Todos queremos ficar próximos de pessoas que passam confiança, que não se abalam e que sempre estão prontos para agir, então seja essa pessoa!

Você precisa acreditar em si, confiar no próximo passo antes mesmo de saber aonde irá pisar.

Aquele que acredita em si mesmo e ressalta suas qualidades ou seus talentos tem uma qualidade de vida muito melhor e até conseguem alavancar suas carreiras profissionais.

Se Conheça

Desenvolver a sua Inteligência Emocional é mais do que apenas umas técnicas ou aprender a descontar as emoções com outras coisas, mas está intimamente ligado ao AutoConhecimento.

Pois aquele que se conhece consegue entender melhor o seu próximo e com isto se relacionar de maneira mais aberta e sadia.

Conclusão

Estas foram apenas algumas dicas de como começar a desenvolver a sua Inteligência Emocional ainda hoje, caso você tenha mais alguma dica ou já tenha começado a colocar alguma em prática, conte-me! Adoraria saber como está sendo esse processo de autoconhecimento para você.

Abraço e até o próximo post!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Psicologia

Nos últimos anos, o tópico da inteligência emocional tornou-se cada vez mais popular. Pessoas com QI médio têm demonstrado desempenho melhor do que pessoas...

Psicologia

As quatro emoções básicas do ser humano, você sabe quais são e por que elas são tão essenciais para o nosso desenvolvimento psicológico e...