3 ETAPAS FÁCEIS PARA AUMENTAR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

3 ETAPAS FÁCEIS PARA AUMENTAR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Nos últimos anos, o tópico da inteligência emocional tornou-se cada vez mais popular.

Pessoas com QI médio têm demonstrado desempenho melhor do que pessoas com QI alto em cerca de 70 por cento das vezes porque têm maior inteligência emocional.

Inteligência emocional é sua capacidade de avaliar, controlar e expressar suas emoções e avaliar os sentimentos dos outros.

Se você deseja aumentar sua inteligência emocional e ter sucesso em sua vida pessoal e profissional, existem três etapas fáceis que você precisa seguir.

1° Etapa – Aviso

Se, como líder, você fica ansioso ou tenso ao tentar resolver questões críticas, a energia que você está gastando pode acabar permeando o resto de sua equipe e travar o progresso que você está tentando criar.

Essas emoções também podem fazer com que você tome decisões que aliviam sua ansiedade, mas essa pode não ser a melhor decisão para enfrentar os desafios que está enfrentando.

Para aumentar sua inteligência emocional, você precisa reservar um tempo para perceber como está sendo.

Avalie como você está se sentindo no momento.  Perceber o seu ‘jeito de ser’ pode ajudar a aumentar a sua autoconsciência, que é um aspecto crucial da inteligência emocional.

2° Etapa – Escolha

Depois de perceber com sucesso como você está sendo, a próxima etapa é decidir como você deseja ser.

Considere quando você está preso em uma reunião contenciosa que está causando tensão.  Embora estar tenso não seja errado, pode não ser útil para a equipe.

Eles podem se beneficiar mais de uma presença calmante, que lhes permitirá ver todas as possibilidades, em vez de ficarem atolados na negatividade associada ao conflito atual.

Seja como for, você precisa reconhecer que a escolha é sua.

Isso o ajudará a controlar suas emoções e a reconhecer o papel que sua escolha desempenha no aumento de sua inteligência emocional.

3° Etapa – Seja Você

Canalize o jeito de ser que você escolheu e torne-se ele. Se você decidiu ficar em paz, reserve um tempo para acalmar sua mente, desacelerar sua respiração e relaxar seus músculos. Esta é a etapa em que você implementa com eficácia a decisão que tomou.

Conclusão

Essas etapas são uma maneira de você começar a gerenciar suas emoções e ser um líder eficaz em tempos difíceis.  Para melhorar sua inteligência emocional, pratique essas etapas repetidamente até que se tornem uma segunda natureza.  Este processo pode ajudar a capacitá-lo como líder de uma forma que beneficiará toda a equipe.

Deyvison Leandro

Meu nome é Deyvison Leandro e eu sou um Católico estudante de Psicologia que atualmente trabalha como Roteirista e Redator.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.